Aula Magna 2021

A AULA MAGNA DA PÓS-GRADUAÇÃO é um evento sem fins lucrativos, realizado anualmente pelo NAPG/ICB para marcar o início das atividades acadêmicas de todos os Programas de Pós-Graduação do ICB. O evento traz sempre expoentes de renome para discussão de temas relevantes da atualidade. A AULA MAGNA é aberta a toda a comunidade acadêmica da UFMG e também aos interessados de outras instituições e sociedade em geral. Neste ano o evento será no dia 21 de maio de 2021 na plataforma Youtube, às 13:30 horas.

O tema da Aula Magna de 2021 será “Epidemiologia de viroses emergentes, com ênfase na disseminação do SARS-CoV2 e suas variantes no mundo.

O palestrante convidado é o Dr. Túlio de Paiva Nazareth Andrade de Oliveira. O Prof. Túlio Oliveira é Professor na University of KwaZulu-Natal (UKZN), África do Sul e fundou a KwaZulu-Natal Research Innovation and Sequencing Platform (KRISP) na Escola de Medicina Nelson R Mandela, UKZN. Ele trabalha com bioinformática e pesquisa de HIV, Zika vírus e, mais recentemente, de COVID-19. O prof. Túlio Oliveira liderou o grupo de pesquisa que descreveu a emergência e propagação das principais linhagens variantes de SARS-CoV-2 na África do Sul.

O evento é gratuito, em português e haverá emissão de certificado para os participantes presentes.

Programação:

21 de maio de 2021 –  ONLINE
13:30- 14:00h Cerimônia de Abertura
14:00-15:00h Palestra Magna: “Epidemiologia de viroses emergentes, com ênfase na disseminação do SARS-CoV-2 e suas variantes no mundo.”
15:00-15:30h Conversa do Prof.  Túlio Oliveira com a plateia
15:30- 16:30h Encerramento

Agradecimentos e sorteio de brindes para os presentes.

Comissão Organizadora:

Erika Cristina Jorge – Subcoordenadora do NAPG
Glória Regina Franco – Coordenadora do NAPG
Rosemary Batista de Castro – Assistente em Administração do NAPG
Bruna da Silva Oliveira – Discente PPG em Biologia Celular
Davidson Pinheiro Campos – Discente PPG em Genética
Flávia Santiago de Oliveira – Discente PPG em Genética
Júlia Meireles Nogueira – Discente PPG em Genética
Núbia Alexandre de Melo Nunes – Discente PPG em Bioquímica e Imunologia
Wesley Roger Rodrigues Ferreira – Discente em Bioquímica e Imunologia

Segue um spolier dos prêmios que preparamos para a Aula Magna da Pós-Graduação  – ICB/NAPG -2021!

Ganhadores do Sorteio:

1º Lugar – Gabriel Marinello Moura Leite – Livro – Elementos de Transposição
2º Lugar – Valquíria de Oliveira Silva – Livro: Introdução às Técnicas de PCR Convencional em Tempo Real e Digital
3º Lugar – Liliane Martins dos Santos – Livro: A História Da Neurociência
4º Lugar – Catarina Dias de Freitas  – Livro – Cada Caso, Um Caso… Puro Acaso – Os Processos de Evolução Biológica dos Seres Vivos.
5º Lugar – Vinícius Bonetti Franceschi – Livro: Conversando sobre Ciência
6º Lugar – Rodrigo Araújo Lima Rodrigues  – Livro:  Manejo Ecológico de Pragas e Doenças.
7º Lugar – Isabela Resende Ávila  – Livro: Introdução ao Universo dos Non-Coding Rna’S.
8º Lugar – Jéssica Stephanie Kloh – Livro: Verdades da Ciência e Outras Verdades – A Visão de Um Cientista.

napg@icb.ufmg.br
Av. Antônio Carlos,  6627 – ICB – Bloco F – 1º andar – Sala 70 – UFMG – Pampulha – 31270-901 – BH/MG.

Horário de Atendimento: de segunda a sexta-feira das 8h às 11h30 – 14h às 16h