Aula Magna 2024

A AULA MAGNA DA PÓS-GRADUAÇÃO é um evento sem fins lucrativos, realizado anualmente pelo NAPG/ICB para marcar o início das atividades acadêmicas de todos os Programas de Pós-Graduação do ICB. O evento traz sempre expoentes de renome para discussão de temas relevantes da atualidade. A AULA MAGNA é aberta a toda a comunidade acadêmica da UFMG e também aos interessados de outras instituições e sociedade em geral. Neste ano o evento será no dia 27 de março de 2024 na plataforma YouTube, às 16 horas, pelo link: https://bit.ly/aulamagna2024icb

Dr. Mucida obteve sua graduação em biologia, com ênfase em bioquímica e imunologia, pela Universidade Federal de Minas Gerais, no Brasil, em 2000. Ele obteve seu Ph.D. em conjunto pela Universidade de São Paulo e pela Universidade de Nova York em 2005. Após estudos de pós-doutorado no Instituto La Jolla de 2006 a 2010, ele ingressou na Universidade Rockefeller como Professor Assistente em 2010. Em 2016, ele foi promovido a Professor Associado. Em 2021, ele foi promovido a Professor Titular e nomeado investigador do Howard Hughes Medical Institute. O Mucida Lab estuda como o sistema imunológico associado às mucosas intestinais pode gerar respostas imunes eficientes sem comprometer sua tolerância a antígenos inócuos. Sua expertise abrange imunologia intestinal, alergia alimentar, imunidade de barreira, DII, IBS, microbioma e interações neuro-imunes, e infecções entéricas.

Programação:

27 de março de 2024

16:00 – 16:15 –  Cerimônia de Abertura

16:15 – 17:15 – Palestra: Prof. Dr. Daniel Mucida

17:15 – 17:30 –  Conversa com a plateia

17:30 – 17:45 –  Encerramento

Comissão Organizadora:

Erika Cristina Jorge – Coordenadora do NAPG
Glória Regina Franco – Subcoordenadora do NAPG

Rosemary Batista de Castro – Assistente em Administração do NAPG
Amanda Carolina da Silva Nunes – Discente PPG em Genética
Amanda Maria Siqueira Moreira – Discente PPG em Biologia Celular