Aula Magna 2022

A AULA MAGNA DA PÓS-GRADUAÇÃO é um evento sem fins lucrativos, realizado anualmente pelo NAPG/ICB para marcar o início das atividades acadêmicas de todos os Programas de Pós-Graduação do ICB. O evento traz sempre expoentes de renome para discussão de temas relevantes da atualidade. A AULA MAGNA é aberta a toda a comunidade acadêmica da UFMG e também aos interessados de outras instituições e sociedade em geral. Neste ano o evento será no dia 13 de abril de 2022 na plataforma Youtube, às 15:30 horas.

O tema da Aula Magna de 2022 será “Parasitos intracelulares, lisossomos e reparo de membranas: Uma aventura inesperada em Biologia Celular”

A palestrante convidada é o Dra. Normar Windsor Andrews. A Profa.  Norma Andrews é formada em biologia (1977) e obteve o doutorado em Bioquímica (1983), ambos pela Universidade de São Paulo. Em 1990, após concluir o pós-doutorado no laboratório de Victor Nussenzweig na New York University, foi nomeada professora assistente na Yale University, onde permaneceu até 2009. Atualmente é professora do Departamento de Biologia Celular e Genética Molecular da Universidade de Maryland, tendo sido chefe do mesmo departamento entre 2009-2014. Foi premiada com o Burroughs Wellcome Molecular Parasitology Scholar Award and a MERIT award from the National Institutes of Health. Seu laboratório fez inúmeras contribuições na área de biologia celular das interações patógeno-hospedeiro, e as descobertas nesta área levaram à identificação e caracterização funcional de uma nova via de exocitose lisossomal regulada por Ca2 + em células de mamíferos associada a mecanismos de reparo de membrana plasmática. Possui mais de 100 artigos científicos publicados, a maioria em revistas de alta impacto.

O evento é gratuito, em português e haverá emissão de certificado para os participantes presentes.

Programação:

13 de abril de 2022 –  ONLINE – Link do evento: https://bit.ly/aulamagna2022icb
15:30 – 16:00 –  Cerimônia de Abertura

16:00 – 17:00 Palestra Magna: “Parasitos intracelulares, lisossomos e reparo de membranas: Uma aventura inesperada em Biologia Celular”

17:00 – 17:30 –  Conversa do Profa. Norma Windsor Andrews com a plateia

17:30 – 18:30 –  Encerramento: Agradecimentos e sorteio de brindes para os presentes.

Comissão Organizadora:

Glória Regina Franco – Coordenadora do NAPG
Erika Cristina Jorge – Subcoordenadora do NAPG

Rosemary Batista de Castro – Assistente em Administração do NAPG
Amanda Carolina da Silva Nunes – Discente PPG em Genética

Bruna da Silva Oliveira – Discente PPG em Biologia Celular
Flávia Santiago de Oliveira – Discente PPG em Genética
Júlia Meireles Nogueira – Discente PPG em Genética
Letícia Curvello Franco – Discente PPG em Zoologia
Marcela Rezende Lemes – Discente PPG em Bioinformática
Núbia Alexandre de Melo Nunes – Discente PPG em Bioquímica e Imunologia
Vívian Thaise da Silveira Anício – Discente PPG em Neurociências
Wesley Roger Rodrigues Ferreira – Discente PPG em Bioquímica e Imunologia

napg@icb.ufmg.br
Av. Antônio Carlos,  6627 – ICB – Bloco F – 1º andar – Sala 70 – UFMG – Pampulha – 31270-901 – BH/MG.
Como Chegar

Horário de Atendimento: de segunda a sexta-feira das 8h às 11h30 – 14h às 16h