Histórico/Proposta

O Núcleo de Apoio à Pós-Graduação (NAPG) congrega 13 Programas de pós-graduação acadêmicos e três cursos de Mestrado Profissional, abrangendo diversas áreas das ciências biológicas, biomédica, biotecnológica e ambiental. Em seu conjunto, as pós-graduações do ICB são bem consolidadas e de destacada excelência nacional e internacional, sendo que em relação aos 13 Programas de pós-graduação que possuem Doutorado, mais de 60% dos programas atingiram notas 6 e 7 da CAPES, porcentagem essa que atinge 100% se considerados os Programas com conceito ≥ 5.

O primeiro curso de Pós-graduação a ser criado no ICB foi o de Bioquímica, em 1968, seguido do curso de pós-graduação em Parasitologia, em 1969, e, menos de um ano depois, o de Microbiologia, em 1970. A partir daí, outros se somaram: Morfologia (1973 – hoje, Biologia Celular), Fisiologia e Farmacologia (1974), Ecologia Conservação e Manejo de Vida Silvestre (1989), Genética (1998), Biologia Vegetal (2000), Bioinformática (2003), Neurociências (2007), Zoologia (2011), Doutorado em Inovação Tecnológica e Biofarmacêutica, agora chamado Inovação Tecnológica (2015).

O ICB ainda compartilha com a Faculdade de Medicina o programa de Pós-graduação em Patologia, que possui uma sede no ICB. Em 2008 foi aprovado o primeiro curso de mestrado profissional da UFMG, o Mestrado Profissional em Inovação Biofarmacêutica, agora chamado Inovação Tecnológica e Propriedade Intelectual. Por fim, em 2011, foi criado o segundo curso de Mestrado Profissional do ICB, na área de Microbiologia, e em 2016 foi criado o Mestrado Profissional de Ensino em Biologia em Rede Nacional, mais conhecido como PROFBIO. Assim, o ICB atingiu a marca de 16 cursos de pós-graduação stricto sensu em uma única unidade da UFMG.

A pós-graduação do ICB envolve quase a totalidade dos 271 professores do Instituto, possui cerca de 1200 estudantes de mestrado e doutorado, oferece em média 552 horas semanais de aulas distribuídas em mais de 400 disciplinas, formando por ano mais de 400 novos mestres e doutores.

“Organizar e manter atividades que visem à integração, agilização e expansão da pós-graduação do ICB” é a finalidade do Núcleo de acordo com o atual Regimento, fruto de adequações constantes às novas realidades da pós-graduação. Neste sentido, o NAPG busca a interação constante entre professores, estudantes, comunidade e com a coordenação dos Programas de Pós-graduação para solucionar desafios e projetar ações conjuntas para promoção e melhoria da qualidade das pós-graduações do ICB, ao mesmo tempo em que promove ações que visam melhorar a capacitação dos técnicos administrativos das secretarias.

napg@icb.ufmg.br
Av. Antônio Carlos,  6627 – ICB – Bloco F – 1º andar – Sala 70 – UFMG – Pampulha – 31270-901 – BH/MG.
Como Chegar

Horário de Atendimento: de segunda a sexta-feira das 8h às 11h30 – 14h às 16h