Microscópio de Fluorescência

O pesquisador interessado em utilizar o Centro deverá enviar seu formulário e ter sua solicitação aprovada, assumindo o compromisso de pagar pelos custos para a execução das atividades, conforme valores estipulados (veja: http://www.icb.ufmg.br/capi/custos – “Taxa de Uso – Tabelas”)

O usuário deve ser tecnicamente capacitado para utilizar os equipamentos e instalações do Centro e deve seguir as normas de reserva de horário.

Clique aqui para acessar o formulário para utilizar os microscópios de luz

 

MICROSCÓPIO DE FLUORESCÊNCIA NIKON ECLIPSE Ti

Para agendamento clique aqui.

  • Nº patrimônio UFMG: Em processo
  • Valor de aquisição: US$129,600.45
  • Forma de aquisição: Edital pró-equipamentos 2011
  • Ano de aquisição: 2012
  • Procedência: Nikon, USA
  • Projeto coordenado pelos professores: Adelina Martha dos Reis, Christopher Kusmerick e Dawidson A. Gomes

Descrição do Equipamento

O Microscópio de fluorescência Nikon Eclipse Ti foi projetado para troca de filtros tanto de excitação, utilizando o sistema de iluminação Lambda DG-4 (Sutter Instrument, USA), quanto de emissão utilizando o sistema Lambda 10-B (Sutter Instrument, USA).

O sistema de iluminação Lambda DG-4 é um sistema de iluminação completo que oferece rapidez e versatilidade para experimentos que requerem mudança rápida de comprimento de onda. O instrumento retém todas as vantagens de sistemas baseados em filtros de interferência, mas elimina as limitações temporais impostas pela mudança de filtros de sistemas tradicionais mecânicos. A comutação entre quaisquer dois comprimentos de onda é alcançado em menos de 1.2 msec. A alta velocidade de comutação do Lambda DG-4 facilita a capacidade de seguir, por exemplo, as alterações rápidas iônicas utilizando sondas fluorescentes de dupla exitação. Estas sondas possibilitam a quantificação absoluta da variação iônica.

O microscópio Eclipse Ti foi equipado com: platina motorizada codificada, condensador com troca automática de filtros, revolver totalmente motorizado tanto para a troca de objetivas quanto para a mudança de foco e câmera EMCCD LucaEM R (Andor Techonology, USA). Além disso, todas as funções podem ser controladas pelo software NIS AR instalado em uma estação de trabalho de alto desempenho. Todos os periféricos são alimentados através de no-breaks para garantir a estabilidade elétrica do sistema.

 

Microscópio de fluorescência

Para baixar o programa Nis Elements Viewer clique aqui e vá em “download”.

POP_Microscópio_de_Fluorescência_Nikon atualizado

Manual de operações – Microscópio de Fluorescencia Eclipse Ti

Manual NIS-Elements 4.00 AR

Cubos de filtros instalados no microscópio de fluorescência da Nikon

Click aqui para aprender mais sobre microscopia

Click aqui para ver tutorial para ajustar a imagem de campo claro