Equipamentos

O CAPI tem equipamentos como o microscópio eletrônico de transmissão Zeiss-EM10, microscópio eletrônico de varredura Zeiss-DSM 950, criostatos,  ultramicrótomos Sorvall, aparelho de secagem em ponto crítico Balzers, navalhas de diamante, e câmara escura para processamento de material fotográfico.

Adicionalmente, o CAPI possui três microscópios confocais Zeiss (510 META, 880 e 5 LIVE) e um microscópio de fluorescência Nikon, os quais podem ser usados para estudos e análises avançadas de microscopia de luz com células fixadas ou vivas. Além disto, um aparelho de microdissecção a laser, um microscópio digital (scanner de lâminas) para digitalização de lâminas histológicas e outro de análise de géis, o Tyhoon FLA 9000 da GE.

O CAPI possibilita a realização de todas as etapas de processamento de material biológico para microscopia eletrônica de transmissão e varredura. Dentre elas, fixação, inclusão, microtomia (ultramicrotomia, cortes semifinos e cortes em resina glicol metacrilato) além de técnicas especiais de contrastação negativa.