Laboratório de Ilustração Científica

Sala 245, bloco K4, ICB/UFMG.  -  Telefone: (31) 3409-3045.


ilustrações de Marco Anacleto

O Centro de Coleções Taxonômicas possui um laboratório especializado em ilustrações científicas na área de biodiversidade para a pesquisa, ensino e extensão na UFMG.

Além de atender a demandas de ilustração para docentes e discentes do Instituto de Ciéncias Biológicas (ICB) da UFMG, os profissionais do laboratório também atuam em atividades de extensão, como o Workshop de Ilustração Científica Biológica (evento anual).

Atualmente, o único ilustrador permanente do setor é o servidor Marco Anacleto, desenhista e animador com Mestrado em Artes Visuais pela UFMG. Além de atender à demanda de ilustrações do ICB, Marco atua em atividades de extensão e é o curador da exposição "ICB em Obras de Arte".

ilustrações de Enaile D. Siffert

O Laboratório também conta com a colaboração dos servidores Enaile D. Siffert e Alessandro Lima.

Enaile D. Siffert, secretária do CCT, é pintora e desenhista, com especialização em Arte Educação pela UEMG. Ela atende a algumas demandas específicas de ilustração, atua em atividades de extensão e é coordenadora do Workshop de Ilustração Científica Biológica.

Alessandro Lima, biólogo do CCT, é doutor em Zoologia, faz ilustrações entomológicas e também atua em atividades de extensão.

ilustrações de Alessandro Lima



Portfólios

Marco AnacletoEnaile SiffertAlessandro Lima
portfolio Marcoportfolio Enaileportfolio Alessandro



Breve Histórico da ILustração Científica no ICB

Por muito tempo a ilustração científica no Instituto de Ciências Biológicas ficou a cargo de profissionais isolados que atendiam às demandas de alguns pesquisadores, como exemplo: a servidora Myriam Duarte desenhava para o prof. Angelo Machado, o servidor Marcus Ferreira para o prof. Geraldinho, do departamento de Biologia Geral.

A institucionalização desse setor de trabalho só se deu com a chegada da servidora Rosa Alves, em 2003, ao ICB, na gestão do prof. Carlos Alberto Pereira Tavares, que apoiou os projetos de extensão propostos por ela e também contou com o apoio do Depto. de Botânica, que doou os primeiros materiais de desenho.

Em 2005, o setor passou a existir formalmente e já ministrava cursos para formação de novos ilustradores. E em 2006 a servidora Rosa também se encarregou da organização do I Encontro Brasileiro de Ilustraçao Científica, realizado no centro Cultural da UFMG.

Na gestão do Prof. Tomaz Aroldo da Motta Santos, deu-se a transferência do setor para o Centro de Coleçoes Taxonômicas, onde está até hoje.

Rosa Alves permaneceu responsável pela orientação dos trabalhos desse setor até dezembro de 2015, quando se aposentou. Atualmente o Laboratório de Ilustração Científica conta com os servidores Marco Antônio Anacleto, Enaile D. Siffert e Alessandro Lima, profissionais estes que mantém os mesmos objetivos iniciais: produzir ilustrações científicas para atender a demanda da Unidade e formar novos ilustradores.

ilustrações de Rosa Alves