Eventos

Cumprindo seu compromisso com a extensão universitária, o Centro de Coleções Taxonômicas realiza eventos de Divulgação Científica para diversos públicos.

Workshop do CCT

Workshop do Centro de Coleções Taxonômicas

Evento anual sobre o CCT, coleções biológicas e biodiversidade, em comemoração ao aniversário da criação oficial do CCT como órgão complementar do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG, coordenado pelo prof. João Renato Stehmann.

Workshop do CCT 2024

• Local: Auditório 3 do ICB-UFMG.
  • Data: 24 de maio de 2024
  • Mais informaçoes em breve.

Workshop do CCT 2023

Workshop do CCT 2022 - 7 Anos

Evolution Day

Evolution Day UFMG

Evento para discussão temas modernos de Biologia Evolutiva ressaltando o avanço do conhecimento no século XXI, coordenado pelo Centro de Coleções Taxonômicas (CCT), com idealização e organização geral dos professores Fabrício R. Santos (UFMG) e Sávio T. Farias (UFPB), com apoio de estudantes da pós-graduação de genética (disciplina "Organização de Eventos" ministrada profa. Fernanda Antunes) e da graduação em Ciências Biológicas da UFMG.

Evolution Day 2021

Darwin Day UFMG

Congresso anual de Genética, Evolução e temas atuais realizado pelo Centro de Coleções Taxonômicas (CCT) e pela equipe do Laboratório de Biodiversidade e Evolução Molecular (LBEM), sob a coordenação do Prof. Fabrício Rodrigues dos Santos. (Ação vinculada ao Programa de Extensão do Centro de Coleções Taxonômicas.)

Darwin Day 2020

Edição especial comemorando o Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador.

Darwin Day 2019

Celebrando 160 anos da Teoria da Evolução e das Ciências Biológicas, o evento abordou temas de vanguarda das Ciências Biológicas e suas bases e implicações evolutivas.

Darwin Day 2018

ilustrações de Enaile D. Siffert

Workshop de Ilustração Científica Biológica

Pequeno evento anual promovido pelo Centro de Coleções Taxonômicas desde 2016, com apoio do Departamento de Zoologia e sob a coordenação de Enaile Siffert. Trata-se de workshop para promoção de discussões sobre ilustração científica e realização de oficinas de técnicas de ilustração zoológica e botânica. (Ação vinculada ao Programa de Extensão do Centro de Coleções Taxonômicas.)

Mais informações: Workshop de Ilustração Científica Biológica.

Herbário BHCB (1969-2019):
50 anos documentando a diversidade vegetal brasileira

Evento em comemoração aos 50 anos do Herbário BHCB realizado em 2019 pelo Departamento de Botânica e pelo Centro de Coleções Taxonômicas, sob a coordenação do prof. João Renato Stehmann. (Ação vinculada ao Programa de Extensão do Centro de Coleções Taxonômicas.)

Através de palestras, mesas-redondas e minicursos, foram discutidos: a relevância histórica do Herbário BHCB e seu acervo; o estado da arte dos herbários brasileiros; o impacto do uso de dados no ensino, na pesquisa científica e no monitoramento e gestão ambiental; além outros assuntos ligados a gestão de acervos e taxonomia vegetal.

• Data: 26 e 27 de Abril de 2019
  • Local: Auditório 3 do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG
  • Mais informações: página do evento.

Eventos externos com participação do CCT

V Encontro Mineiro de Coleções Biológicas

A realização desse evento objetiva primariamente divulgar a importância das coleções biológicas como mantenedoras da biodiversidade, e como ferramentas imprescindíveis à produção de conhecimento e atendimento a serviços para sociedade.

O evento foi realizado em 2023 pelo Instituto René Rachou/FIOCRUZ-Minas, Museu de Ciências Naturais da PUC Minas e Centro de Coleções Taxonômicas /UFMG, e contou com palestras, mesas redondas e exposição de posters.

Colecionar o Mundo: objetos + ciência + cultura

A mostra "Colecionar o Mundo: objetos + ciência + cultura" exibiu artefatos científicos e artísticos catalogados em atividades de pesquisa e ensino que revelam como se dá a construção do saber.

O evento foi realizado em 2018 pela Rede e Museus e Espaços de Ciências e Cultura da UFMG, sob a curadoria dos professores do curso de Museologia da UFMG Letícia Julião e Paulo Roberto Sabino.

O Centro de Coleções Taxonômicas participou da exposição com ilustrações científicas para um painel móvel e com amostras de animais, plantas e microrganismos representando a biodiversidade de três regiões de Minas Gerais: Espinhaço Canga (onde fica o Quadrilátero Ferrífero), Espinhaço Quartzito (que engloba as serras do Cipó e do Caraça) e o Vale do Rio Doce.