O Herbário BHCB, do Departamento de Botânica do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG, é o maior herbário ativo de Minas Gerais e foi iniciado em 1969 com uma coleção quase exclusivamente de plantas “medicinais” cultivadas e espécimes oriundos do Herbário da Faculdade de Farmácia de Ouro Preto.
O Herbário experimentou sua maior taxa de crescimento após o ano 2000, com o aumento significativo das pesquisas taxonômicas e florísticas realizadas pelo laboratório de Sistemática Vegetal da UFMG, em função da implantação do Programa de Pós-graduação em Biologia Vegetal, e com o processo de incorporação de cerca de 10 mil espécimes anteriormente pertencentes à coleção do Herbário do Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG (Herbário BHMH).
A incorporação da coleção do Herbário BHMH trouxe uma quantidade significativa de material coletado nas décadas de 40 e 50 do século XX, especialmente de Henrique Lamahyer de Mello Barreto (1892-1962), permitindo o aumento da coleção do Herbário BHCB quanto a espécimes de interesse histórico e de espécies vegetais de áreas hoje totalmente urbanizadas.
Em maio de 2003, o Herbário BHCB foi credenciado como “Fiel Depositário do Patrimônio Genético” no Conselho Interministerial do Patrimônio Genético (CGEN/MMA).
Atualmente o Herbário conta com 183.000 exsicatas registradas, com coleções significativas dos diversos domínios vegetacionais existentes no Estado de Minas Gerais (Cerrado, Caatinga e Mata Atlântica), com destaque para coleções de formações florestais da Mata Atlântica e Campos Rupestres da Cadeia do Espinhaço e Quadrilátero Ferrífero.
Os grupos melhor representados no acervo são as angiospermas (plantas com flores) e as pteridófitas (samambaias e licófitas), sendo que a coleção de pteridófitas do herbário é a segunda maior do Brasil.
Além das exsicatas, o herbário conta com um banco de DNA e uma coleção viva. O banco de DNA conta com amostras de plantas oriundas principalmente de Minas Gerais e relacionadas aos estudos de sistemática, filogeografia e genética vegetal desenvolvidos pelo Departamento de Botânica da UFMG. A coleção viva está localizada no Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG e conta com cerca de 2.400 exemplares de orquídeas.
Cerca de 86% do acervo do Herbário está informatizado em um banco de dados construído com o software BRAHMS 6.5 (Botanical Research and Herbarium Management System).
O herbário é utilizado especialmente por professores, pesquisadores e estudantes de pós-graduação e de graduação, além de consultores da área ambiental. Seu principal uso é na pesquisa científica nas áreas de sistemática, biogeografia e florística, mas também tem sido muito utilizado em pesquisas relacionadas à anatomia e fisiologia vegetal, além de estudos de plantas medicinais. Nos últimos anos, ainda, tem sido utilizado para identificação de espécies e depósito de material referente à estudos ambientais associados a licenciamento ambiental.
Curadoria | |
Adaíses Simone Maciel da Silva (Briófitas) | 3409-3064 adaisesmaciel@ufmg.br currículo lattes |
Alexandre Salino (Samambaias, Licófitas) | 3409-2672 salino@icb.ufmg.br currículo lattes |
Aristóteles Góes Neto (Fungos) | 3409-3050 arigoesneto@icb.ufmg.br currículo lattes |
João Aguiar Nogueira Batista (Monocotiledôneas) | 3409-2674 janb@icb.ufmg.br currículo lattes |
João Renato Stehmann (Grupos Basais, Eucotiledôneas) Curador geral do herbário | 3409-2670 stehmann@ufmg.br currículo lattes |
*** Normas e Procedimentos do Herbário BHCB - informações gerais, banco de dados, acesso, uso, procedimentos e intercâmbios
*** Tombamento de amostras oriundas de projetos de consultoria ambiental - instruções, formulários, etc
*** Species Link: BHCB - Herbário da UFMG
*** Species Link: BHCB-Briofitas - Herbário da UFMG - Briófitas
*** Species Link: BHCB-fanerogamas - Herbário da UFMG - Fanerógamas, Algas e Fungos
*** Species Link: BHCB-SL - Herbário da UFMG - Samambaias e Licófitas