Coleções Zoológicas

[ Ácaros | Anfíbios | Aracnídeos | Aves | Crustáceos | Insetos | Mamíferos | Miriápodes | Moluscos | Onicóforos | Outros Invertebrados | Paleontológicas | Peixes | Répteis ]



Moluscos

O filo Mollusca é o segundo maior grupo de animais em número de espécies, sendo superado apenas pelos artrópodes. Dentre as classes do filo mais conhecidas esta a Bivalvia (mariscos, mexilhões e ostras), seguida pela classe Gastropoda (caracóis, caramujos e as lesmas). Alguns gastrópodes atuam como hospedeiros intermediários de parasitoses de importância médico-veterinária como a esquistossomose, fasciolose e angiostrongiliase. Outros bivalves e gastrópodes são bioindicadores.

A sistemática de Gastropoda e Bivalvia é baseada principalmente na anatomia interna e no estudo das conchas. Os estudos moleculares focando tanto a sistemática quanto a filogenia dos grupos estão em constante avanço. De grande parte dos animais tombados existe um banco de tecidos correspondentes.

Atualmente a coleção malacólogica do CCT-UFMG conta com um acervo de 3.500 lotes de moluscos provenientes de várias partes do Brasil e de alguns locais da América do Sul. Grande parte deste acervo trata de gastrópodes de importância médica, bivalves nativos e introduzidos. Estes lotes estão catalogados somente em livro de tombo, sendo que existe uma necessidade de informatização deste acervo.

Curadoria
Teofânia Heloísa Dutra Amorim Vidigal
(Mollusca)
3409-2908
teo@icb.ufmg.br teofania.vidigal@gmail.com
currículo lattes





Onicóforos

O CCT-UFMG mantém também uma coleção de Onychophora, com 200 espécimes. A maior parte do acervo é proveniente do Brasil, que é representado por amostras de nove estados.

Embora pequena, a coleção é relevante por abrigar amostras de espécies endêmicas de algumas regiões do Brasil, além do material-tipo de seis espécies.

Curadoria
Adalberto José dos Santos
(Arachnida, Crustacea, Myriapoda, Onychophora)
3409-2912
oxyopes@yahoo.com
currículo lattes

*** Species Link: UFMG-ONY - Coleção de Onychophora das Coleções Taxonômicas da UFMG

fotos onycophora





Miriápodes

O acervo de Myriapoda do CCT-UFMG está representado atualmente por 819 espécimes, distribuídos em 409 lotes. A coleção reúne principalmente espécimes das classes Chilopoda e Diplopoda, com alguns poucos representantes de Symphyla.

Embora preserve material de outros países, a coleção é composta predominantemente de espécimes do Brasil, proveniente de 23 estados e do Distrito Federal.

Curadoria
Adalberto José dos Santos
(Arachnida, Crustacea, Myriapoda, Onychophora)
3409-2912
oxyopes@yahoo.com
currículo lattes

*** Species Link: UFMG-MYR - Coleção de Myriapoda das Coleções Taxonômicas da UFMG

fotos myriapoda





Crustáceos

O CCT-UFMG mantém uma pequena coleção de Crustacea, com apenas 99 lotes e 747 indivíduos. A maioria dos lotes inclui espécimes de tatuzinhos, crustáceos terrestres da ordem Isopoda.

A coleção reúne predominantemente material do Brasil, que é representado por amostras de 17 estados.

Curadoria
Adalberto José dos Santos
(Arachnida, Crustacea, Myriapoda, Onychophora)
3409-2912
oxyopes@yahoo.com
currículo lattes

*** Species Link: UFMG-CRU - Coleção de Crustacea das Coleções Taxonômicas da UFMG





Ácaros

Os ácaros consistem em um grupo não monofilético, tradicionalmente considerado uma subclasse. A Coleção de Acarológica do Centro de Coleções Taxonômicas da UFMG, iniciada em 2011, conta atualmente (Setembro/2016) com 4606 exemplares provenientes das atividades de pesquisa do laboratório de acarologia e de depósitos feitos por outras instituições já devidamente tombados e identificados. Estão depositados ácaros da Espanha, Alemanha, Chile, Equador e EUA. Dentro do território brasileiro, temos indivíduos provenientes dos estados de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Pernambuco, Bahia, Paraíba, Pará, Rondônia, Amazonas e Acre. Há numerosa coleção de material ainda não triado, originária dos estados brasileiros do Sergipe, Alagoas, Ceará, Piaui e Maranhão.

Destaca-se que das 50 famílias identificadas até agora ao menos três são reportadas pela primeira vez para o território brasileiro (Neotrombidiidae, Calyptostomatidae, Chyzeriidae e Sphaerolichidae). A coleção também se destaca por ser uma das mais representativas de ácaros marinhos da família Halacaridae, incluindo aí abundante material tipo. Dado o tamanho expressivo em números de indivíduos e abrangência geográfica, a coleção Acarológica do CCT-UFMG já pode ser considerada uma das maiores do Brasil.

Curadoria
Almir Rogério Pepato
(Acari)
3409-2916
apepato@gmail.com
currículo lattes





Aracnídeos

A coleção de Arachnida do CCT-UFMG reúne 20.041 lotes, contendo um total de 41.689 espécimes pertencentes a todas as ordens de Arachnida, exceto Acari.

O acervo é composto por pelo menos 1.245 espécies, representadas por amostras de todos os estados de Brasil, além de 23 outros países de todos os continentes. A coleção guarda também o material-tipo de 22 espécies de aranhas.

Curadoria
Adalberto José dos Santos
(Arachnida, Crustacea, Myriapoda, Onychophora)
3409-2912
oxyopes@yahoo.com
currículo lattes

*** Species Link: UFMG-ARA - Coleção de Arachnida das Coleções Taxonômicas da UFMG

fotos arachnida





Insetos

A coleção de insetos possui um vasto acervo de exemplares armazenados tanto em via úmida (álcool) quanto em via seca (envelopes, mantas e alfinetes entomológicos). O acervo da coleção provém principalmente de Minas Gerais, mas todas as regiões brasileiras estão representadas, bem como outros países, conferindo à coleção importância mais do que apenas regional. Atualmente o acervo passa por um processo de informatização, com os exemplares tombados em um banco de dados digital, contendo suas informações taxonômicas e de procedência. Mais de 188 mil exemplares estão registrados na base de dados, o que representa ainda uma parcela minoritária do acervo.

Além de importante registro histórico da entomofauna brasileira, a coleção de insetos tem sido uma importante referência para estudos de sistemática, principalmente após o início do programa de pós graduação em zoologia da UFMG, depósitando o material testemunho de suas teses e projetos. O acervo tem sido disponibilizado, também, por empréstimo para estudo em outras instituições nacionais e internacionais. Atualmente, a coleção inclui mais de 50 holótipos e mais de 400 parátipos de insetos, considerando as ordens que já foram exploradas: Hemiptera, Hymenoptera, Mecoptera e Phasmatodea.

Curadoria
Kirstern Lica Follmann Haseyama
(Insetos)
3409-3081
licahaseyama@ufmg.br
entomologiaufmg@gmail.com
currículo lattes

*** Normas da Coleção Entomológica - manutenção, segurança, depósito, consulta, acesso, visitas, empréstimo e doação/permuta

*** Formulário para solicitação de carta de aceite: https://forms.gle/7LMAFzp3MW1vpxzb6

*** Site do Laboratório de Sistemática de Insetos

fotos insetos





Invertebrados(exceto Panarthropoda e Mollusca)

A coleção “Invertebrados (exceto Panarthropoda e Mollusca)” foi criada em 2019 com o objetivo de acomodar representantes de cerca de 27 filos metazoários (dos 32 atualmente aceitos).

A coleção contém amostras do Brasil e de diferentes países, incluindo indivíduos de espécies raras da costa brasileira e material tipo de espécies novas. Inclui em seu acervo representantes marinhos, dulcícolas e terrestres, principalmente oriundos de projetos de pesquisa do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG.

Curadoria
Lucília Souza Miranda
(Invertebrados, exceto Panarthropoda e Mollusca)
3409-2904
miranda.ufmg@gmail.com
currículo lattes

*** Normas da Coleção de Invertebrados (exceto Panarthropoda e Mollusca) - consulta, acesso, visitas, depósito, empréstimo, doação/permuta, manutenção e segurança





Peixes

A Coleção Ictiológica do CCT-UFMG está instalada na sala 08 do bloco P3 do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG. Atualmente, a Coleção Ictiológica mantêm cerca de 4.000 lotes e mais de 15.000 espécimes de peixes provenientes de diversas bacias hidrográficas brasileiras. Este material também reúne um acervo histórico do Museu de História Natural da UFMG, com coletas que datam desde a década de 1960. A coleção é utilizada como depósito de material testemunho de projetos de pesquisa e de projetos ambientais associados ao licenciamento e monitoramento ambiental.

Curadoria
Rafael Magno Costa Melo
(Peixes)
3409-2785
rafaelmelo@icb.ufmg.br
currículo lattes

*** Formulário para emissão de Cartas de aceite para instituições privadas (empresas de consultoria ambiental): https://forms.gle/86wY1is4Hy296he58

*** Custos dos Serviços Prestados para instituições privadas (empresas de consultoria ambiental): prestação de serviços (informações e custos)

fotos peixes





Coleções Herpetológicas

A Seção de Herpetologia do CCT/UFMG é composta por quatro coleções herpetológicas distintas, todas em meio líquido. São elas: a Coleção de Anfíbios (UFMG-AMP), a Coleção de Répteis (UFMG-REP), a Coleção de Girinos (UFMG-GIR) e a Coleção de Amostras de Tecido (UFMG-CHT). Com um acervo de relevância nacional, sobretudo na herpetofauna com ocorrência ao longo da Serra do Espinhaço e da bacia do Rio Doce, as coleções da Seção de Herpetologia têm sido utilizadas e citadas em várias dissertações/teses e inúmeros artigos científicos na última década.

E-mail: colecaoherpetoufmg@gmail.com

Curadoria
Thiago Ribeiro de Carvalho
(Amphibia, Reptilia)
3409-2915
carvalho.thiagoribeiro@gmail.com
colecaoherpetoufmg@gmail.com
currículo lattes



Anfíbios

A Coleção de Anfíbios (UFMG-AMP) representa a maior parte do acervo, totalizando 21.828 espécimes de 23 estados brasileiros, além de exemplares provenientes da Argentina, Peru, Porto Rico e República Dominicana. Dentre eles, temos atualmente 259 espécimes-tipo de 34 espécies de anfíbios já descritas, sendo 10 holótipos e 249 parátipos.

É importante destacar também a Coleção Bioacústica da UFMG (CBUFMG), que representa um repositório de arquivos sonoros, contendo aproximadamente 1.100 arquivos de mais de 100 espécies brasileiras. Ela representa uma subcoleção da Coleção de Anfíbios.


*** Species Link: UFMG-AMP - Coleção de Anfíbios do Centro de Coleções Taxonômicas da UFMG

fotos anfibios



Girinos

A Coleção de Girinos (UFMG-GIR), com posição de destaque em nível nacional e considerada a segunda maior do país, tem 2.876 lotes representados por mais de 100 espécies.


*** Species Link: UFMG-GIR - Coleção de Girinos do Centro de Coleções Taxonômicas da UFMG



Répteis

A Coleção de Répteis (UFMG-REP), por sua vez, possui 3.444 exemplares provenientes de 22 estados brasileiros. Nesta coleção existem 17 espécimes-tipo de 5 espécies de répteis, com 1 holótipo e 16 parátipos.


*** Species Link: UFMG-REP - Coleção de Répteis do Centro de Coleções Taxonômicas da UFMG

fotos repteis



Amostras de Tecidos

Como acervo mais recente, a Coleção de Tecidos é representada por 9.515 amostras provenientes das outras três coleções da Seção de Herpetologia.





Aves

Contando com mais de 6000 exemplares de cerca de 708 espécies, a coleção de Aves do CCT UFMG foi iniciada na década de 1970 e tem representatividade geográfica principalmente do Estado de Minas Gerais, mas também de outros 15 estados brasileiros, além de exemplares do Peru e México. Além das peles e carcaças, possui uma coleção de tecidos e um pequeno acervo de ninhos.

A coleção é utilizada como depósito de material testemunho de projetos do ICB e como referência para identificação de material de projetos de consultoria. Possui espécimes valiosos, de espécies raras e/ou ameaçadas de extinção, incluindo as maiores séries mundiais de espécies raras e os únicos registros em Minas Gerais de várias espécies.

Curadoria
Fernando Araújo Perini
(Aves, Mammalia)
3409-2905
faperini@ufmg.br
currículo lattes

fotos aves





Mamíferos

A Coleção de Mamíferos do Centro de Coleções Taxonômicas da UFMG conta atualmente com mais de 6.000 exemplares de cerca de 280 espécies, principalmente de Minas gerais, mas com exemplares da maior parte dos estados brasileiros, além de alguns poucos exemplares de outros países. A coleção foi criada na década de 1970 e tem representatividade de todas as regiões biogeográficas brasileiras, principalmente Mata Atlântica e Cerrado. A maior parte dos exemplares se refere às ordens Chiroptera, Didelphimorphia e Rodentia, que são justamente os grupos que têm sido sujeito a maiores mudanças taxonômicas e interesse sistemático nos últimos anos. A coleção também abriga alguns tipos, incluindo o holótipo e parátipos de Tapirus kabomani (Cozzuol et al. 2013).

A coleção é utilizada no desenvolvimento de vários trabalhos em sistemática, biogeografia e ecologia desenvolvidos por pesquisadores, alunos de pós-graduação e graduação. É utilizada também como referência para identificação e depósito de material testemunho de teses, projetos e consultorias para licenciamento ambiental, não só no estado de Minas Gerais quanto em outras regiões do Brasil.

Curadoria
Fernando Araújo Perini
(Aves, Mammalia)
3409-2905
faperini@ufmg.br
currículo lattes

fotos mamiferos





Paleontológicas

(Informações serão disponibilizadas em breve.)

Curadoria
Mário Alberto Cozzuol
(Paleontologia)
3409-2911
cozzuol@icb.ufmg.br
currículo lattes