Equilíbrio de Hardy-Weinberg
1. Introdução
O conhecimento do comportamento dos genes na população é de
importância capital para a compreensão dos mecanismos de Evolução e para
solucionar problemas práticos, como os de Melhoramento Genético, por
exemplo. Para contornar as dificuldades de tempo e espaço, que o uso do
material vivo traria, usaremos nesta aula um modelo simples de população
simulada. Em ciência é comum a utilização de modelos que não são mais
que aproximações da realidade.
2. Material necessário
- suporte;
- fichas vermelhas;
- fichas amarelas;
- saquinho de pano.
3. Procedimento
3.1. Observe o suporte que você recebeu. Na coluna da esquerda foi
colocado um número par de fichas por cor amarela, na coluna da direita,
existe um número par de fichas vermelhas e na coluna do meio, fichas
amarelas e vermelhas se alternam e o número de amarelas é igual ao
número de vermelhas.
3.2. Considere que uma ficha amarela represente o alelo A1
e que uma ficha vermelha represente o alelo A2. Considere que
duas fichas amarelas reunidas representem um indivíduo homozigoto A1A1,
duas fichas vermelhas reunidas representem um indivíduo homozigoto A2A2
e uma ficha amarela reunida a uma vermelha represente um indivíduo
heterozigoto A1A2.
3.3. Conte agora (não precisa retirar as fichas do suporte) quantos
pares de fichas (indivíduos) são realmente encontrados em cada coluna e
preencha a coluna A do Quadro I. Em seguida calcule as freqüências
relativas e as porcentagens e preencha as colunas B e C do Quadro I.
QUADRO I
|
A |
B |
C |
D |
Genótipos |
Número de Indivíduos |
Freqüência relativa* |
Porcentagem |
Número de gametas |
|
|
|
|
A1 |
A2 |
A1A1 |
|
|
|
|
|
A1A2 |
|
|
|
|
|
A2A2 |
|
|
|
|
|
Freqüência de gametas |
p= |
q= |
* Número de indivíduos de cada classe dividido pelo total (como
fração decimal).
3.4. Para simplificar, considere que cada indivíduo forme apenas dois
gametas. Conte quantos gametas A1 e quantos gametas A2
vão se formar na sua amostra. Coloque os resultados no Quadro I coluna
D.
3.5. Geralmente, as freqüências dos gametas contendo os genes A1
e A2 são equivalentes às freqüências desses genes na
população.
Qual será a freqüência do alelo A1 na sua amostra?
_________
E a do alelo A2 ?_________
3.6. Observe que para calcular a freqüência (p) do alelo A1
somou-se a freqüência dos homozigotos A1A1 (D),
com a metade da freqüência dos heterozigotos (H), ou seja:
p = D + 1/2 H
Para calcular a freqüência (q) do alelo A2 deve-se somar
a freqüência dos homozigotos A2A2 (R) com a metade
da freqüência dos heterozigotos A1A2 , ou seja:
q = R + 1/2 H
3.7. Em relação a essa população (geração inicial), foram fornecidas
as freqüências genotípicas (dos indivíduos) e dos alelos A1 e
A2 (freqüências gênicas). Quais serão essas freqüências na 1ª
geração? Ela resulta de encontro de gametas da geração parental. Como
calcular então a freqüência esperada desse encontro? FACILMENTE:
chamemos de p a freqüência de A1 e q a freqüência de A2.
Se (p+q) espermatozóides fecundarem ao acaso (p+q) óvulos, produzirão
uma população que será:
(p+q)espermatozóides X (p+q)óvulos = (p+q)2
= p2 + 2pq + q2
Nessa população, p2 será a freqüência
esperada de indivíduos de genótipo ______ e 2pq será a freqüência
esperada de indivíduos_________.
Qual a freqüência esperada (algébrica) de genótipo A2A2?_________
3.8. Para melhor compreender este ponto, complete o
quadro que se segue com os valores algébricos no espaço grifado e os
valores das freqüências de A1 e A2 que você obteve
no Quadro I coluna D no espaço entre colchetes.
QUADRO II
|
Gametas masculinos |
Gametas femininos |
p (A1)
[ ] |
q (A2)
[ ] |
p (A1) [ ] |
_______(A1A1)
[ ] |
_______(A1A2)
[ ] |
q (A2) [ ] |
_______ (A1A2)
[ ] |
_______ (A2A2)
[ ] |
3.9. Considere sua amostra e transcreva os dados do
Quadro I para preencher a coluna A do Quadro III. note que as freqüências
observadas são os dados constantes de sua amostra, sejam freqüências
genotípicas sejam freqüências gênicas.
3.10. Quais as freqüências gênicas e genotípicas
esperadas na 1ª Geração? Preencha a coluna C do Quadro III.
QUADRO III
|
A |
B |
C |
D |
E |
Freqüência observada
Geração Inicial |
Freqüência algébrica
1ª GERAÇÃO |
Freqüência esperada
1ª GERAÇÃO |
Freqüência observada
1ª GERAÇÃO |
Freqüência esperada
2ª GERAÇÃO |
Genes |
A1 |
|
p |
|
|
|
A2 |
|
q |
|
|
|
Genótipo |
A1A1 |
|
p2 |
|
|
|
A1A2 |
|
2pq |
|
|
|
A2A2 |
|
q2 |
|
|
|
3.11. Quais as freqüências gênicas e genotípicas observadas na
1ª geração? Para obter essa resposta, coloque agora no saquinho de pano
todos os gametas (genes) que sua amostra é capaz de formar. Misture bem
esses gametas e retire ao acaso duas fichas da sacola ("pool" gênico).
Considere que a primeira ficha retirada é um espermatozóide e que a
segunda é um óvulo. Cada par de fichas pode ser considerada um indivíduo.
Coloque os indivíduos conforme estabelecido anteriormente:
A1A1(amarelo) na coluna esquerda
A1A2 (amarelo, vermelho) na coluna do meio
A2A2 (vermelho) na coluna da direita
Prossiga até esgotar todas as fichas da sacola. Conte o número de
indivíduos em cada coluna e preencha a coluna D do Quadro III.
3.12. Quais as freqüências gênicas e genotípicas esperadas na
2ª geração? (Em caso de dúvida use o raciocínio dos itens 3.6 3.7).
Complete a coluna E do Quadro III.
3.13. Nesta prática você demonstrou experimentalmente o PRINCÍPIO DE
HARDY-WEINBERG, que diz:
"NÃO ATUANDO FATORES EVOLUTIVOS, AS FREQÜÊNCIAS GÊNICAS E ZIGÓTICOS (GENOTÍPICAS)
DE UMA POPULAÇÃO TENDEM A SE MANTER CONSTANTES DE UMA GERAÇÃO PARA OUTRA."
Ele poderia ser enunciada para o caso de dois alelos, da seguinte
maneira: as freqüências p e q de dois alelos (A1e
A2) e dos genótipos correspondentes ( p2 para A1A1,
2pq para A1A2 e q para A2A2)tendem
a permanecer constantes nas populações com reprodução sexuada, com
uniões ao acaso de gametas e na ausência de outros fatores evolutivos.
4. GENES COM DOMINÂNCIA COMPLETA.
4.1. No caso de um alelo (A) dominar outro (a) não é possível usar o
procedimento proposto no item 3.7, pois não conseguimos discriminar os
indivíduos heterozigotos (Aa) dos homozigotos (AA). Nessas situações, se
a população estiver em equilíbrio, calculamos a freqüência de a
extraindo a raiz quadrada da freqüência dos homozigotos recessivos.
Freqüência de a =
√freqüência
de aa
Observação: Este método só pode ser usado admitindo-se que a
população está em equilíbrio, devendo ser empregado apenas quando
não for possível identificar as freqüências dos três genótipos. |