Análise Mendeliana
Um estudante de Biologia observou a ocorrência esporádica de uma semente
enrugada em espigas de milho. Plantou um desses grãos e obteve plantas
cujas espigas só tinham sementes rugosas (variedade R). Cruzou então a
nova variedade R com uma planta normal (lisa) e obteve plantas que só
produziam sementes lisas.
Da
fecundação da geração F1 resultaram plantas com espigas iguais às que
você recebeu.
a) Considerando o
caráter aspécto da semente, quantos fenótipos você observa na espiga?
b) Conte os grãos
e verifique em que proporção ocorreram as classes fenotípicas.
c) Esquematize os
cruzamentos, indicando os genótipos e os fenótipos com símbolos
apropriados.
d) Supondo que
semente rugosa seja um caráter monogênico. Ele é dominante ou recessivo?
Por que?
e) Formule uma
hipótese para explicar o aparecimento esporádico de uma semente rugosa
numa população de milho com sementes normais.
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