Home Monitoria Contatos Mapa do Site
Instituto de Ciências Biológicas - ICB

Genética Geral e Genética e Evolução
Práticas

 

 

 

Conjugação Bacteriana •  Análise de Heredogramas •  Monohibridismo/Diibridismo •  Análise de ascos recombinantes •  Genes e proteínas •  Herança Quantitativa •  Populógrafo

Análise Mendeliana

  Um estudante de Biologia observou a ocorrência esporádica de uma semente enrugada em espigas de milho. Plantou um desses grãos e obteve plantas cujas espigas só tinham sementes rugosas (variedade R). Cruzou então a nova variedade R com uma planta normal (lisa) e obteve plantas que só produziam sementes lisas.

Da fecundação da geração F1 resultaram plantas com espigas iguais às que você recebeu.

a)  Considerando o caráter aspécto da semente, quantos fenótipos você observa na espiga?

b)  Conte os grãos e verifique em que proporção ocorreram as classes fenotípicas.

c)  Esquematize os cruzamentos, indicando os genótipos e os fenótipos com símbolos apropriados.

d)  Supondo que semente rugosa seja um caráter monogênico. Ele é dominante ou recessivo? Por que?

e)  Formule uma hipótese para explicar o aparecimento esporádico de uma semente rugosa numa população de milho com sementes normais.