Este Relatório Técnico-Científico contém os resultados das atividades de pesquisa realizadas entre os anos de 2000 e 2006, nas áreas de pesquisa do projeto “Dinâmica biológica e a conservação da biodiversidade da Mata Atlântica do médio Rio Doce-MG” integrante do Programa de Pesquisas Ecológicas de Longa Duração – PELD/MCT-CNPq (Processo 520031/98-9). Como salientado nos relatórios anteriores, em virtude da complexidade e duração prevista do projeto, bem como a diversidade dos assuntos tratados, além do estágio de integração das áreas do projeto, são apresentados resultados parciais e, em alguns casos, como o da diversidade aquática, tentativas de sínteses dos resultados obtidos no período 2000 a 2006. Certamente que ainda não é possível o relato de conclusões sobre a maioria dos aspectos medidos, para o que são necessárias medidas de longo prazo. Em vista disto, o relatório apresenta os resultados em capítulos específicos, redigidos por especialistas destas áreas e contando com a participação e colaboração de estudantes nos níveis de doutorado, mestrado e iniciação científica. O capítulo 1 aborda os estudos relacionados à diversidade genética, focalizando populações bacterianas, armazenagem e extração de DNA de amostras de sangue e tecidos de aves e mamíferos e de espécies selecionadas da flora do PERD. O capítulo 2 trata da diversidade botânica além de estudos sobre a decomposição e ciclagem de nutrientes de espécies nativas e Eucalyptus grandis. No capítulo 3 são apresentados resultados dos estudos de diversidade aquática, incluindo estudos ectiológicos, considerando trechos de rios e lagos, naturais e localizados em áreas de reflorestamento com Eucalyptus spp, no médio rio Doce. Este capítulo focaliza ainda a qualidade das águas da região, com base em variáveis físicas, químicas e biológicas. A atualização, ampliação e organização de dados e conhecimentos sobre os impactos sócio-econômicos e qualidade ambiental no médio Rio Doce são abordados no capítulo 5. Finalmente, o capítulo 6 relata as atividades desenvolvidas pela área de Educação Ambiental