Monocotiledôneas

    Atenção: chaves marcadas com um * foram construídas com Xper2 e podem apresentar problemas para funcionar devido aos padrões de segurança do Java. Leia as instruções aqui sobre como adequar o Java nessa situação.

  • Chave para as Sempre-vivas (Eriocaulaceae) comercializadas em Minas Gerais

    (Chave construída com Xper3) As Sempre-vivas são plantas assim chamadas pois mantém a aparência de vivas, mesmo muitos anos após colhidas e secas. Várias espécies são comercializadas, principalmente no estado de Minas Gerais, seja in natura, seja em arranjos artesanais. A maioria das espécies pertence a Eriocaulaceae, mas plantas de várias outras famílias também são comercializadas sob o nome genérico de Sempre-vivas (como Xyridaceae e Cyperaceae). Esta chave de identificação interativa tem como objetivo auxiliar a identificação das espécies de Eriocaulaceae coletadas em Minas Gerais e comercializadas como sempre-vivas em larga-escala. Para maiores informações, contacte a autora da chave, Livia Echternacht (livia.echter@inbio.ufu.br).

  • Chave interativa para o gênero Vellozia (Velloziaceae) na Serra do Caraça, Minas Gerais.

    (Chave construída com Xper3) Vistosas são suas flores roxas ao caminharmos nos campos rupestres. As canelas-de-ema, nome popular das plantas do gênero Vellozia, chamam a atenção de todos. A presente base foi confeccionada afim de auxiliar o interessado na identificação das espécies de Vellozia que ocorrem na Serra do Caraça, e foi construída utilizando-se de caracteres de fácil diagnóstico e sempre presentes nos indivíduos no campo. Autoria: Mariana Augsten (mariana.augsten@gmail.com) - Universidade Federal de Minas Gerais