Manual de aplicação
Objetivo
O objetivo do selo comemorativo é fortalecer a imagem do ICB como o “maior centro de pesquisa básica e ensino da América Latina”, conforme classificação da Fapemig e do CNPq, e divulgar, no Brasil e no exterior, oportunidades de interação com o ICB/UFMG.
Construção
A construção da identidade visual do selo comemorativo se deu por meio da observação da estrutura arquitetônica e paisagística do Instituto e do resgate de referências visuais do período de sua criação.
Selo e variações
Foram desenvolvidas duas versões com o objetivo de viabilizar o contraste do selo nas diferentes peças divulgadas durante o período das comemorações. A principal – na posição vertical – deve ser aplicada nas peças desenvolvidas para os eventos durante o período de comemoração dos 50 anos do ICB/UFMG. A versão secundária – posição horizontal – deve ser utilizada apenas quando a versão em vertical não for possível de ser aplicada.
O selo comemorativo deve ser aplicado em posição de destaque na peça, para denotar que o evento divulgado integra as comemorações.
As versões em uma cor devem ser aplicadas apenas em peças impressas em preto e branco. Quando necessário, a identidade visual poderá ser usada em versões negativa e positiva.
Redução e área de proteção
A redução mínima da identidade deve ser respeitada de forma a preservar sua legibilidade. A área de proteção do selo comemorativo define as distâncias mínimas que devem separar o selo de outros elementos visuais, para não interferir na sua legibilidade.
Usos incorretos
Deve-se evitar uso de efeitos e distorções, aplicação do selo comemorativo sem contraste com o fundo ou em rodapé de apoio, realização e afins.
Padrão
O padrão proposto vem do estudo das formas e da composição dos elementos gráficos presentes no selo comemorativo. Pode ser usado em diversas peças, desde que seja respeitada a sua malha de construção.
Baixe o selo!