UMEI

Belo Horizonte foi uma das primeiras cidades do Brasil a investir em Educação Infantil, proporcionando à criança, desde cedo, ter contato com a escola, convivendo com meninos da mesma idade e recebendo alimentação adequada.

a

No final de 2003, a Prefeitura de Belo Horizonte criou o Programa Primeira Escola para garantir o direito à educação infantil a todas as crianças com idade de 0 a 5 anos e 8 meses, sendo que crianças de até três anos têm atendimento em horário integral. Ele foi concebido com o objetivo de oferecer às crianças do município, principalmente às de baixa renda, escola infantil pública, gratuita e de qualidade. Além de beneficiar os pequenos estudantes, o programa garante tranqüilidade aos pais e mães que trabalham fora.

a

Um dos destaques do programa são as UMEIs (Unidade Municipal de Educação Infantil), que atendem a milhares de crianças e contam com 56 escolas com projeto arquitetônico arrojado e infra-estrutura adequada às necessidades da educação infantil, equipadas com berços, carrinhos de bebê, cadeiras para amamentar, brinquedos, computadores, televisões, vídeos, aparelhos de som e livros infantis, proporcionando uma educação de primeira qualidade e em tempo integral numa faixa de idade que é decisiva para o futuro de nossas crianças fazendo-as chegar ao ensino fundamental já alfabetizadas, socializadas, com noções de disciplina e de higiene básica.

a

UNEI – Heliópolis

a

Inaugurada em setembro/2007, a UMEI – HELIÓPOLIS era uma reivindicação da comunidade no orçamento participativo 2003/2004 e contou com um investimento de cerca de R$ 1,7 milhão da PBH. Localizada na rua dos Beneditinos, nº 200, Bairro Heliópolis e vinculada à Escola Municipal José Maria dos Mares Guias, a UMEI Heliópolis atende a 240 crianças e conta com sete salas de aula, salas de professores, multiuso, da direção, de coordenação, refeitório, vestiário, lavanderia, banheiros com instalações sanitárias especiais para as crianças e área de recreação.

a

Notícias

a