Aula Magna 2022

A AULA MAGNA DA P√ďS-GRADUA√á√ÉO √© um evento sem fins lucrativos, realizado anualmente pelo NAPG/ICB para marcar o in√≠cio das atividades acad√™micas de todos os Programas de P√≥s-Gradua√ß√£o do ICB. O evento traz sempre expoentes de renome para discuss√£o de temas relevantes da atualidade. A AULA MAGNA √© aberta a toda a comunidade acad√™mica da UFMG e tamb√©m aos interessados de outras institui√ß√Ķes e sociedade em geral. Neste ano o evento ser√° no dia 13 de abril de 2022 na plataforma Youtube, √†s 15:30 horas.

O tema da Aula Magna de 2022¬†ser√°¬†‚ÄúParasitos intracelulares, lisossomos e reparo de membranas: Uma aventura inesperada em Biologia Celular‚ÄĚ

A palestrante convidada √© o Dra. Normar Windsor Andrews. A Profa.¬† Norma Andrews √© formada em biologia (1977) e obteve o doutorado em Bioqu√≠mica (1983), ambos pela Universidade de S√£o Paulo. Em 1990, ap√≥s concluir o p√≥s-doutorado no laborat√≥rio de Victor Nussenzweig na New York University, foi nomeada professora assistente na Yale University, onde permaneceu at√© 2009. Atualmente √© professora do Departamento de Biologia Celular e Gen√©tica Molecular da Universidade de Maryland, tendo sido chefe do mesmo departamento entre 2009-2014.¬†Foi premiada com o Burroughs Wellcome Molecular Parasitology Scholar Award and a MERIT award from the National Institutes of Health. Seu laborat√≥rio fez in√ļmeras contribui√ß√Ķes na √°rea de biologia celular das intera√ß√Ķes pat√≥geno-hospedeiro, e as descobertas nesta √°rea levaram √† identifica√ß√£o e caracteriza√ß√£o funcional de uma nova via de exocitose lisossomal regulada por Ca2 + em c√©lulas de mam√≠feros associada a mecanismos de reparo de membrana plasm√°tica. Possui mais de 100 artigos cient√≠ficos publicados, a maioria em revistas de alta impacto.

O evento é gratuito, em português e haverá emissão de certificado para os participantes presentes.

Programação:

13 de abril de 2022 Р ONLINE РLink do evento: https://bit.ly/aulamagna2022icb
15:30 – 16:00 –¬† Cerim√īnia de Abertura

16:00 – 17:00 Palestra Magna:¬†‚ÄúParasitos intracelulares, lisossomos e reparo de membranas:¬†Uma aventura inesperada em Biologia Celular‚ÄĚ

17:00 – 17:30 –¬† Conversa do Profa. Norma Windsor Andrews com a plateia

17:30 – 18:30 –¬† Encerramento:¬†Agradecimentos e sorteio de brindes para os presentes.

Comiss√£o Organizadora:

Glória Regina Franco РCoordenadora do NAPG
Erika Cristina Jorge – Subcoordenadora do NAPG

Rosemary Batista de Castro РAssistente em Administração do NAPG
Amanda Carolina da Silva Nunes РDiscente PPG em Genética

Bruna da Silva Oliveira – Discente PPG em Biologia Celular
Flávia Santiago de Oliveira РDiscente PPG em Genética
J√ļlia Meireles Nogueira – Discente PPG em Gen√©tica
Letícia Curvello Franco РDiscente PPG em Zoologia
Marcela Rezende Lemes – Discente PPG em Bioinform√°tica
N√ļbia Alexandre de Melo Nunes – Discente PPG em Bioqu√≠mica e Imunologia
Vívian Thaise da Silveira Anício РDiscente PPG em Neurociências
Wesley Roger Rodrigues Ferreira РDiscente PPG em Bioquímica e Imunologia

napg@icb.ufmg.br
Av. Ant√īnio Carlos,¬† 6627 – ICB – Bloco F – 1¬ļ andar – Sala 70 – UFMG – Pampulha – 31270-901 – BH/MG.

Horário de Atendimento: de segunda a sexta-feira das 8h às 11h30 Р14h às 16h