Aula Magna da Pós-Graduação – ICB

A AULA MAGNA DA PÓS-GRADUAÇÃO é um evento sem fins lucrativos, realizado anualmente pelo NAPG/ICB para marcar o início das atividades acadêmicas de todos os  Programas de Pós Graduação do ICB. O evento traz sempre expoentes de renome para discussão de temas relevantes da atualidade. A Aula Magna é aberta a toda comunidade acadêmica da UFMG e também aos interessados de outras instituições e sociedade em geral.

Neste ano, o evento será no dia 11 de março no Centro de Atividades Didáticas 1 (CAD1) do Campus Pampulha da UFMG, às 14 horas e terá como tema “Inteligência Artificial: Impactos e desafios.

O palestrante convidado deste ano é o Professor Nivio Ziviane:professor Emérito do Departamento de Ciência da Computação do Instituto de Ciências Exatas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Cofundador da Kunumi. O Prof Nivio é Engenheiro Mecânico pela UFMG (1971), Mestre em Informática pela PUC-Rio (1976), Ph.D. em Ciência da Computação pela Universidade de Waterloo, Canadá (1982), e Membro Titular da Academia Brasileira de Ciências (2007) e da Ordem Nacional do Mérito Científico nas classes Comendador (2007) e Grã-Cruz (2018). Recebeu, ao longo de sua carreira, vários prêmios e honrarias, entre elas o Prêmio do Mérito Científico da Sociedade Brasileira de Computação (2011), Prêmio Amigo da Ciência, Amigo da FAPEMIG (2016), Prêmio Bom Exemplo em Inovação (2017), edalha de Ouro Santos Dumont (2017), e Honorary Chair da 44th International Conference on Very Large Data Bases (2018). Como empreendedor é cofundador de quatro startups a partir de conhecimento gerado dentro da Universidade, a saber: Kunumi (2016), Neemu (2010), Akwan (2000) e Miner (1998). É autor do livro Projeto de Algoritmos e coautor de mais de 180 artigos científicos nas áreas de algoritmos, recuperação de informação, aprendizado de máquina, redes neurais artificiais e áreas relacionadas.

O evento é gratuito e haverá emissão de certificado para os participantes presentes, mediante assinatura da lista de presença

As inscrições poderão ser feitas até 06/03/2019 pelo link:

Programação:

13:30-14:00h

Registro dos participantes

13:45- 14:00h

Recepção dos presentes
 Incluindo sorteio de brindes para os presentes

14:00-14:30h

Cerimônia de Abertura

14:30-15:30h

Palestra Magna: “Inteligência Artificial: impactos e desafios”

Prof. Nivio Ziviani: Professor Emérito do Departamento de Ciência da Computação – ICEX/UFMG.

Membro Titular da Academia Brasileira de Ciências e Grã Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico (Ciências da Engenharia). Membro dos Conselhos de Administração da Kunumi, Parque Tecnológico de Belo Horizonte e Petrobras. Cofundador das startups: Kunumi (2016), Neemu (2010), Akwan (2000) e Miner (1998). Autor do livro Projeto de Algoritmos e de mais de 180 artigos científicos nas áreas de algoritmos, recuperação de informação, aprendizado de máquina, redes neurais artificiais e áreas relacionadas.

15:30-16:00h

Conversa com a plateia

16:00- 16:30h

Encerramento