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História em Quadrinhos: Histórico, Curiosidades e Arte
Oficineiro - Ericson
Número máximo de alunos: 30
Período: Tarde (14 às 17h)
1º Dia (14h às 17h)
* História em Quadrinhos – Definição e Conceitos
* O Histórico das HQ´s (História em Quadrinhos) e Contexto Histórico
* Elementos das HQ´s – Linguagem, Desenho e Estruturas.
* Personagens – Construção e Características
2º Dia (14h às 17h)
* Principais Correntes de HQ´s: Super-Heróis, Infantil, Adulto, Erótico, Mangás, Tirinhas e outros.
* Análise Crítica – Analisando Histórias em Quadrinhos / Estudos de caso.
* “A Inocência Perdida”: Por que as HQ´s e seus personagens mudaram tanto ao longo do Tempo?
* HQ´s & Outras Mídias: Como os Quadrinhos invadiram o Cinema, a TV e a Música.
3º Dia (14h às 17h)
* Estudos de Casos: Watchmen / Sandman / Super-Homem / Mafalda / Tirinhas / Outros.
* Curiosidades das HQ´s:
- Por que o Super-Homem usa uma cueca por cima da calça?
- Qual é o rato mais famoso das HQ´s?
- Quem são os pais de Huguinho, Zezinho e Luisinho, os sobrinhos do Pato Donald?
- Por que a maioria dos personagens das HQ´s são masculinos?
- Que personalidades históricas inspiraram a criação dos X-Men?
- Por que a maioria dos personagens Super-Heróis das HQ´s são órfãos?
* Análise Especial: Turma da Mônica.
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Yoga
Oficineira - Patrícia
Milagres
Dias: Terça (9/06) e Quarta (10/06) das 15:30 às 17:00h
Local: Graminha entre a cantina do ICB e Biblioteca
Proposta: A oficina consiste em posturas, exercícios, respirações e relaxamentos do Hatha
Yoga, que visam reestabelecer o fluxo e bem estar físico, emocional, energético, mental
e espiritual através de padrões posturais e respiratórios.
Traje: Roupa leve. Se preferir, trazer uma toalha ou uma canga para forrar a esteira..
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QUINTAIS AGROFLORESTAIS URBANOS:
Um estudo de caso da Horta do D.A. Bio/UFMG
Oficineiro - Marco Túlio da Silva Ferreira
INTRODUÇÃO
Sistemas Agroflorestais (SAFs) são ambientes manejados pelas populações humanas que coexistem no local, em equilíbrio dinâmico com a formação florestal. São essencialmente ricos em número e densidade de espécies, simulando a ecologia florestal tropical. De acordo com Fassbender (1987, apud
Peneireiro), os SAFs são definidos como “uma série de sistemas e tecnologias de uso da terra onde se combinam árvores com cultivos agrícolas e/ou pastos em função do tempo e espaço para incrementar e otimizar a produção de forma sustentada”. Dentro desta visão, o SAF é uma forma de utilização da terra que não considera o ambiente natural e a vegetação espontânea como empecilhos à, ou adversários da produção de alimentos. Dentro da tecnologia agroflorestal não existem espécies ‘pragas’ ou desnecessárias, todas as plantas possuem uma função ecológica que deve ser trabalhada e aproveitada durante o manejo do solo. Neste contexto, emerge uma nova possibilidade de utilização do espaço urbano: os quintais ou hortos agroflorestais, entre os quais a horta do diretório acadêmico Norma Melucci é um ótimo exemplo, e excelente fonte de informações e idéias a serem aplicadas por toda parte.
METODOLOGIA
Na primeira parte da oficina serão repassados alguns conceitos novos, como ‘agrofloresta sucessional’, ‘adubo verde’, ‘plantio direto’, entre outros, além de repensados, ou re-enfatizados conceitos bem conhecidos dentro das ciências biológicas, tais como ‘equilíbrio dinâmico’, ‘aquecimento global’, ‘sucessão ecológica’, e ‘ervas daninhas’. A idéia é estimular a reflexão crítica, e o repensar destes termos, levando a um questionamento dos conceitos decorados ou aprendidos dentro das salas de aula e em livros didáticos.
Em um segundo momento da oficina ocorrerá uma visita à horta, onde serão explicitadas algumas plantas, consórcios e técnicas de plantio lá utilizadas, e os motivos que levaram à utilização destas técnicas. O objetivo desta segunda parte é de capacitar os participantes a manejarem a horta de maneira pró-ativa e consciente, com uma melhor compreensão do histórico de utilização do local e dos processos sucessionais que lá estão ocorrendo.
Proponho, durante a parte da tarde, um terceiro momento de mutirão para melhoria da horta, onde se aplicarão algumas técnicas e práticas discutidas nos momentos teóricos, como plantio direto, coquetel de sementes, e modos de utilização dos adubos verdes. Esta parte da tarde não aconteceria somente com os participantes, sendo aberta para qualquer pessoa que esteja no festival e demais interessados, não precisando necessariamente estar vinculada à oficina
PROGRAMAÇÃO
Dia 10/06/2009 – Quarta-feira:
09:00-11:00 – Troca de idéias e apresentação de conceitos
11:00-12:00 – Visita à horta com observação de técnicas de plantio, e visualização dos conceitos discutidos
14:30 – Mutirão
MATERIAIS NECESSÁRIOS
- Aparelho neuromuscular funcional e em boas condições físicas (a oficina exige tanto da mente quanto do corpo, o último principalmente no mutirão)
Número de participantes: até 25
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Macramê
Oficineiro: Fábio Vigil
- dias 9 e 10
- horário 10h às 12h
- duração total: 4h
- vagas: 20
- texto proposta:
Nós de macramê para confecção de pulseiras, tornoseleiras, colares e braceletes.
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Cinema
Oficineiros: Guilherme
Gusmão (Slot) e Marcelo
Vagas: 10
Introdução à história do cinema no primeiro dia. Identidade Cultural : O neo realismo italiano, o cinema novo brasileiro e a novelle vague francesa.
Terça: 1° oficina de video da pré produção até a edição.
Quarta: gravação de curta metragem oficina prática!
Horário:
Segunda das 14 às 17h
Terça das 9 às 12h
Quarta das 14 às 17h (total 12h)
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História
do Rock
Oficineiro: Guilherme Gusmão (Slot)
Quem gravou o primeiro álbum de rock’n roll? Quem inspirou Chuck Berry e foi influenciado por ele? Pode-se saber disso ouvindo gravações do ritmo primordial ao longo das décadas? Bom, dá pra tentar...
Dias: 9 e 10
Horário: 14h as 17h (total 6 horas)
Vagas: 10
1º Dia : De Bill Halley aos Beatles
2º Dia: do Woodstock ao Heavy Metal.
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Forró
Oficineira: Priscilla Meirelles
- dia 8
- Básico
- dia 9 - Intermediário
- horário: 12h às 13h (nos dois dias)
- vagas: 15 pares/dia
- Texto proposta: Trabalhar a consciência corporal através do ritmo do forró
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Poesia Respiração
Oficineiro - Leo
Gonçalves
“Eu escrevo poesia porque a palavra inspiração vem do latim spiritus eu quero respirar livremente”.
allen ginsberg
Nesta oficina partimos do princípio de que fazer poesia e percebê-la não é nunca igual de uma pessoa para outra. Mas está claro que o que se busca é sempre o instante poético. O objetivo é oferecer aos participantes o maior número possível de subsídios técnicos para a realização do poema e trazê-los para o corpo de quem o faz. Durante o processo, faremos um intercâmbio de procedimentos para se trazer à tona o ato criativo.
Tempo de duração: 4 horas (duas tardes)
Número de vagas: até 15 pessoas
Espaço necessário: 1 sala de aula (pode ser o próprio D. A.)
Material: Cada um deve trazer o seu caderno e caneta. Além disto, 10 páginas de xerox para cada aluno.
Leo Gonçalves é autor do livro WTC BABEL S.A. (edições Barbárie, 2008) e das infimidades (in vento, 2004). Traduziu e publicou livros de poesia como Canções da Inocência e da Experiência, de William Blake (Crisálida, 2005) e Isso, de Juan Gelman (UnB, 2004). Integrou o Grupo PoesiaHoje (performances e arredores) em Belo Horizonte. Escreve regularmente no
http://www.salamalandro.redezero.org/.
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Pão
de Queijo
Oficineiros: Vinícius
Cerqueira (Viné)
Programação:
dia 9, a partir de 18h - Breve histórico do surgimento do pão-de-queijo como alimento; Receita e modo de preparar tradicionais.
- duração total: 2h.
- vagas: 10
Será na cozinha do DA Bio.
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Terapias
Vibracionais
Oficineiro: Edson Silva
- duração total: 2 horas
- dias 9 e 10
- horário: 10h às 12h
- os incritos devem levar uma toalha (para deitar no chão) e roupas leves
As Terapias Vibracionais visam, individualmente ou em grupo, o equilibrio corpo-mente-coração.Consistem em uma série de conceitos, procedimentos e técnicas de bioenergía que realizados em conjunto, e continuamente, auxiliam a dividir e a balancear a energia corporal, usando-a conscientemente para dissolver tensões e elevar a vitalidade do corpo.
Com exercícios de respiração, meditação, respiração e concentração.
As Terapias Vibracionais reúnem diversos métodos holísticos baseados na Bionergética,
como técnicas de yoga, posturas Rúnicas, alongamentos, Do-in e Shiatsu.
Benefícios:
Aumento do estado vibratório do corpo, proporcionando pela melhor circulação da energia.
Consequentemente, contato livre e desbloqueado da pessoa com a realidade de mundo
Melhorias na respiração e na postura
Ampliação da autoconciência
Ampliação da auto-expressão
Tranquilidade, vitalidade, Autoconfiança e disposição.
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Reciclados.
Oficineiro: Bernardo
- dia 8
- horário 14h às 17h
- vagas: 15
- os inscritos devem levar uma embalagem tetra pak de leite, 3 garrafas pet e muita criatividade
- texto proposta:
Reutilizar embalagens que seriam descartadas, transformando-as em materias úteis, de decoração ou ainda, intrumentos musicais. São eles: trompet-pet, carteira tetra pak, pet bitucator ( tipo um cinzeiro), e pet vaso
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Oficina de
Circo
Oficineiros: Trupe Tralha
Dias: 08, 09 e 10
Horários: 15 às 18h.
A proposta fundamenta uma aproximação renovada do aluno com o universo lúdico, mágico, cênico, técnico/físico e milenar do CIRCO, fazendo uma viagem desde suas origens às tendências contemporâneas para o trabalho corporal e físico do aluno. Aborda principalmente elementos de desenvolvimento e melhoramento da capacidade integral do corpo e funde técnicas de condicionamento entendimento e melhoramento físico, com habilidades próprias da linguagem tradicional e contemporânea do CIRCO. Possibilita a criação de partituras corporais e de uma "rotina de trabalho,". Apresenta a LINGUAGEM CIRCENSE como uma ferramenta de estímulo para o desenvolvimento físico-motor abordando temáticas como o processo de ENSINO APRENDIZAGEM e a relação de confiança professor/aluno iniciante ou iniciado, correlacionando o objetivo da oficina com as especificidades e dificuldades individuais de cada aluno na prática de atividades de malabarismos, acrobacias, equilíbrios e iniciação a acrobacias aéreas com abordagens da GRD, GA e GG (Ginástica rítmica desportiva, Ginástica Acrobática e Ginástica geral),
Malabarismo
O malabarismo é uma técnica, considerada como a arte de dominar e manipular um ou mais objetos com destreza, habilidade e consciência. Segundo Marco Antonio Bortoleto em seu livro "Introdução à pedagogia das atividades circenses", o malabarismo é divido em quatro categorias: 1. Malabarismo de lançamento;
2. Malabarismo de equilíbrio dinâmico; 3. Malabarismo giroscópicos; 4. Malabarismo de contato. As modalidades mais difundidas popularmente são: bola, clave, swing (poi, bandeira), diabolo, devil stick e contato.
No Malabarismo existe uma representação escrita, denominada de Siteswap, para algumas modalidades, como bolas, claves e diabolos. Na música, o siteswap seria como uma partitura.
Objetivos da Aula:
Serão abordados aspectos físicos e basicamente do entendimento da psicomotricidade na pratica, coordenação motora, reflexo, agilidade, noções espaciais e corporais e a ambidestria levando os alunos a adquirirem confiança e melhorarem a assimilação da prática.
Em relação aos aspectos mentais serão desenvolvidos a concentração, perseverança e percepção tempo espaço e a paciência.
Equilibrismo
O que é equilibrismo:
É uma arte circense que consiste em caminhar por cima de uma corda tensa em posição elevada, uma perna de páu, um cilindro com uma tábua deslisando sobre a mesma ou mesmo uma escada. A altura, peso, tamnho e forma destes variam de acordo com a habilidade do executante e as possibilidades de segurança do local.
Materiais a serem utilizados na oficina:
Malabarismo:
Bolas
Claves
Diabolôs
Swing
Bastões
Pratos
Lenços
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Equilibrismo:
Pernas-de-pau
Rola- rola
Tambores
Corda-bamba
Escada de equilíbrios
Monociclos
Bola de Equilíbrio
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Kung Fu:
Tai Lau Chuan
Oficineiro: Vanio Tonussi
Programação: clique
aqui (PDF)
O termo kung-fu se refere às milenares artes marciais chinesas e significa "trabalho duro" ou “tempo de habilidade”, ou seja, somente com tempo e trabalho duro é possível chegar a perfeição. Essa descrição se encaixa nos rigores envolvidos no aprendizado e na prática das artes marciais chinesas. De um estudante de kung-fu se espera uma prática diligente, ativa e cuidadosa que envolva fé, resistência e horas de treinamento, combinado a altos padrões de moral, caráter e disciplina mental.
Considerado a avó das artes marciais, pois dela derivam muitas das outras artes marciais existentes.
O kung-fu não é simplesmente conhecido como uma forma saudável de exercícios físicos e sistema de defesa pessoal altamente eficientes, mas, é um benefício mental e espiritual ao praticante. O corpo de um indivíduo não pode agir sem a interferência da mente e a mente deve ser orientada a acalmar o espírito. A prática do verdadeiro kung-fu exige que os ensinamentos influenciem o dia-a-dia em cada aspecto da vida do praticante. O kung-fu une mente, espírito e corpo e habilita ações harmoniosas entre os elementos da vida de um ser humano.
A filosofia do kung-fu reside na importância entre a harmonia e a ordem natural das coisas e pode ser simbolizada pelo antigo símbolo taoísta yin e yang. Nenhum lado do símbolo é maior em tamanho e muito menos em importância do que o outro. Os dois lados devem estar em perfeito equilíbrio ou o todo é afetado. Isto se reflete também no praticante de kung-fu, que só atingi o grau de mestre quando todos os elementos da sua vida estiverem em equilíbrio.
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Fotografia
Oficineiros: Guilherme H.S. Freitas & Lílian M. Costa (Pós-graduação em Ecologia, Conservação e Manejo da Vida Silvestre Laboratório de Ornitologia UFMG)
Proposta: Oficina prática envolvendo os conceitos básicos do processo de formação da imagem, da fotografia pin hole à máquinas profissionais.
Número de vagas: 8
Programação:
-9 de Junho - 14 às 18h
*Construção da câmara escura, fotografia pin hole (prática com revelação), discutindo os conceitos básicos da física da fotografia.
-10 de Junho - 09 às 12h
*Prática com fotografia digital, com abordagens técnicas do processo fotográfico básico (i.e. foco, distância focal, diafragma, obturador, balanço de branco, iso, profundidade de campo, filtragens).
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Alimentação
Viva
Oficineiros: Alessandra e
Mirna
Proposta: "Alimentação viva é uma maneira íntegra de se nutrir, em que a energia vital original dos alimentos é preservada no preparo. Busca-se unir a sabedoria expressa na natureza à sabedoria humana, na arte culinária. Pratos deliciosos são preparamos a partir de frutas, hortaliças e sementes... A oficina oferece o espaço para experimentar essa forma mais saudável e ecológica se alimentar.".
Número de vagas: 15
Local: Churrasqueira do ICB
Dia: 08/06. 14 às 18h.
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Oficina do
Rabisco
Oficineiros: Wilton Vinicios dos Santos Lima
Dias 8, 9 e 10. A partir de 16h.
Oficina de intervenção urbana que através da prática do desenho, visa propiciar uma abertura da diversidade e possibilidades dessa linguagem. Fazendo uso das técnicas de
pintura, graffiti, molde vazado (esténcil), stiks, rabisco e arte urbana variada, além do próprio desenho .
A proposta é a interação total entre os participantes sobre o universo urbano em que vivemos, com intervenções entre os participantes.
Uma experiência visual do caos urbano e a sua transformação pictórica através das cores que se misturam ou dos rabiscos que se entrelaçam.
Metodologia
Aulas práticas de desenho, pintura, grafitti e arte urbana
Com dias e horário disponíveis pelo evento. Em sala de aula que contenha pia com torneira e bem arejada.
Objetivo
• Interação com os participantes sobre o universo artístico e urbano em que vivemos
• Diversificação da arte urbana e as técnicas mais usadas
• Tipos de matérias para cada suporte e técnica
• Arte conceito
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