CCT

O Centro de Biodiversidade da UFMG

O Centro de Coleções Taxonômicas (CCT-UFMG) é um Órgão Complementar vinculado ao Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Minas Gerais, institucionalizado em junho de 2015 pelo Conselho Universitário da UFMG e Congregação do ICB.

O CCT-UFMG é composto por 25 coleções e administrado por um Conselho Técnico-Científico e um Corpo de Curadores com Apoio Técnico-Administrativo.

O CCT-UFMG também possui um Laboratório de Ilustração Científica (LIC) e é responsável pela publicação do periódico científico LUNDIANA: International Journal of Biodiversity.


Histórico

O anseio de se formalizarem as coleções taxonômicas no ICB é bastante antigo e decorre do crescente acúmulo nos laboratórios e corredores do Instituto de um número enorme de espécimes oriundos da pesquisa científica realizada na UFMG.

A ideia de um comitê para coleções taxonômicas foi levantada em uma reunião realizada no dia 25 de março de 1997 por 15 professores dos departamentos de Biologia Geral, Botânica, Parasitologia e Zoologia. Uma comissão composta por um representante de cada um desses departamentos foi designada pelos participantes da reunião para: 1) fazer um inventário preliminar das coleções taxonômicas do instituto e 2) elaborar um documento chamando atenção para os problemas das coleções científicas e solicitando à diretoria do ICB a criação de uma comissão permanente para coleções. Este comitê foi instituído em 1997 pela resolução 02/97 da Congregação do Instituto de Ciências Biológicas e seus primeiros membros foram designados em 6 de outubro de 1997, pela portaria número 24/97 da Diretoria do ICB. Do esforço deste comitê resultou a elaboração de um projeto de construção do prédio do Centro de Coleções Taxonômicas que recebeu até o momento ao redor de R$5,5 milhões nos editais CT-Infra da FINEP.

Atualmente o CCT-UFMG está instalado em uma área de 400 m2 no bloco P3 do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG que foi implementada em 2011. No ano de 2015 foi aprovada a área e a planta executiva do novo prédio do CCT-UFMG que será construído no campus da Pampulha.